Os adeptos e investidores em energia solar estão crescendo desenfreadamente no Brasil e por todo o mundo nos últimos anos. Em telhados, solos e em diferentes locais brasileiros, essa energia proveniente do sol já ultrapassou a marca de 1 milhão e 500 mil sistemas instalados, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

 

A instalação de um sistema fotovoltaico e o uso de energia limpa, trata-se de uma forma sustentável de obter energia elétrica, sem a produção de gases poluentes no planeta e ainda, uma forma de diminuir as tarifas altas de energia elétrica no país.

Entretanto, com milhares de benefícios que essa fonte inesgotável oferece, surge a dúvida, entre os seus consumidores ou futuros adeptos, sobre a produção de energia solar em dias de chuva ou nublados. 

Com base nessa indagação, no texto a seguir será possível observar se a geração de energia elétrica irá diminuir em dias chuvosos, ou se irá afetar o funcionamento e produção do sistema fotovoltaico.

 

Funcionamento da energia solar em dias de chuva ou de céu nublado

Engana-se quem cogita a possibilidade de existir uma pausa na produção de energia elétrica em um sistema fotovoltaico, por conta da chuva. Importante lembrar que essa tecnologia não é dependente apenas dos raios solares e do calor proveniente do sol, ou seja, existem vários motivos que não impedem que a sua geração seja bloqueada em dias assim. Este pensamento pode gerar algumas dúvidas em quem não tem conhecimento sobre o setor. 

Visto que se sabe que não há interrupção na geração de energia elétrica, como mencionado anteriormente, vale adicionar que em dias de chuva e nublados, ocorrerá uma diminuição na quantidade de energia produzida no sistema.

Isso acontece porque mesmo reduzidamente os painéis fotovoltaicos continuam captando a luz do sol para o seu funcionamento, mesmo que de forma um pouco reduzida, já que paralelo aos dias ensolarados e com maior iluminação, o volume de energia produzido, consequentemente, será maior.

 

Sobre a sua eficiência: 

Destaca-se aqui a importância de escolher equipamentos de qualidade, desde o ato da implementação do sistema fotovoltaico, para garantir que mesmo em dias nublados e de chuva seja possível gerar energia. Ou seja, a fim de evitar problemas, é preciso pensar na excelência do produto escolhido.

A eficiência da energia solar não será afetada durante as mudanças climáticas, já que em sistemas on grid, o sistema fotovoltaico é conectado a concessionária de energia, garantindo energia elétrica mesmo em períodos chuvosos. Em sistemas off grid, que possuem um armazenamento próprio de energia, conseguem “guardar” a energia gerada em dias ensolarados para usar quando não há geração suficiente de abastecimento. 

 

A energia solar é um investimento perfeito em qualquer época do ano e não há dúvidas em relação a essa escolha inteligente, econômica e sustentável. Converse agora com um dos nossos especialistas e faça uma simulação. Acesse nosso perfil no Instagram e acompanhe todas as dicas e conteúdos nas redes sociais.