A busca por fontes de energia limpa e sustentável tem sido uma prioridade em diversos setores, especialmente no campo. Neste contexto, o Plano Safra 2023/2024 se destaca como um importante programa de incentivo à produção agropecuária nacional. Paralelamente, o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) surge como uma iniciativa específica para o estado do Paraná, promovendo a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, com foco especial na energia solar. 

 

Neste artigo, vamos explorar como essas duas iniciativas impulsionam a energia solar no campo, trazendo benefícios para a economia rural e para o meio ambiente.

 

Plano Safra 2023/2024

O Plano Safra 2023/2024, lançado pelo presidente da República, e pelo ministro da Agricultura e Pecuária, contempla recursos da ordem de R$364,22 bilhões para apoiar a produção agropecuária de médios e grandes produtores rurais até junho de 2024. Esse plano visa incentivar o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis.

Leia também: 5 vantagens da energia solar para sua fazenda

 

RenovaPR

Em sintonia com o compromisso de impulsionar a energia solar no campo, o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) assume uma posição estratégica no estado do Paraná. Esse programa apoia a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, com ênfase nas tecnologias de energia solar, biomassa, Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e Micro Centrais Geradoras Hidrelétricas (MCGH). O RenovaPR busca fomentar a adoção de práticas sustentáveis de produção nas propriedades rurais paranaenses, incentivando a utilização de energia limpa e renovável. Através dessa iniciativa, os produtores rurais têm acesso a linhas de financiamento mais acessíveis, permitindo a instalação de sistemas de energia solar e outras tecnologias sustentáveis. Dessa forma, o programa contribui para a redução de custos com energia, a valorização do agronegócio e a preservação do meio ambiente.

Leia também: Saiba tudo sobre o financiamento de energia solar

 

Vantagens da Energia Solar no Campo

A energia solar apresenta diversas vantagens para as propriedades rurais, especialmente quando incentivada por programas como o RenovaPR em parceria com o Plano Safra. Algumas das vantagens incluem:

  1. Redução de custos: Economia financeira com a adoção de fontes de energia renovável.
  2. Sustentabilidade ambiental: Contribuição para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
  3. Independência energética: Maior autonomia na geração de energia no campo.
  4. Valorização do agronegócio: Potencial para agregar valor aos produtos rurais com o uso de energias limpas.
  5. Maior acesso a linhas de financiamento: Incentivos financeiros para investir em energia solar.
  6. Estabilidade nos custos: Proteção contra aumentos na tarifa e bandeiras tarifárias.

 

A energia solar tem se mostrado cada vez mais uma alternativa sustentável e promissora para o setor da agricultura, além de possibilitar a redução de custos, contribui com o meio ambiente e a valorização das propriedades rurais. Através de programas de incentivo como o Plano Safra 2023/2024 e o RenovaPR, os agricultores têm acesso a condições especiais para investir em energia solar, tornando o processo ainda mais acessível e vantajoso. 

 

Invista em energia solar com a Latitude Solar, empresa referência em instalação para agronegócio e economize até 95% em sua conta de luz por mais de 25 anos. Entre em contato com nossos especialistas e faça uma simulação gratuita!