O aumento na conta de luz é um tema que vem preocupando os brasileiros há alguns anos. Em 2024, a expectativa é que esse aumento seja ainda maior, chegando a até 10,41%, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace).

Esse aumento é causado por diversos fatores, como a alta dos preços das commodities, como o petróleo e o gás natural, que são utilizados na geração de energia elétrica. Além disso, o aumento da demanda por energia também contribui para o aumento dos custos.

A demanda por energia elétrica no Brasil deve aumentar 3,5% em 2024, segundo previsão de órgãos setoriais. O calor faz com que as pessoas usem mais energia elétrica, o que pressiona o sistema elétrico. O sistema então aciona as termelétricas, que são mais caras que as hidrelétricas. Essa situação é ainda mais grave quando as chuvas estão abaixo da média, o que diminui a produção de energia hidrelétrica. Como resultado, a bandeira tarifária pode mudar para uma bandeira mais cara.

Região Sul do país

 

A conta de luz dos brasileiros deve aumentar mais do que a inflação em 2024, e os estados Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina serão os mais afetados. Um estudo da Volt Robotics estima que a tarifa de energia elétrica residencial no Sul do Brasil aumentará 9,2% neste ano.

Essa elevação é superior aos reajustes previstos para as regiões Centro-Oeste (7,8%), Sudeste (7,5%) e Norte/Nordeste (3,4%). O estudo considera um reajuste acima da inflação entre 3,9% e 6,7% e uma inflação anual na casa dos 4%.

Outro fator que contribui para o aumento da conta de luz, principalmente na região Sul, é a redução dos créditos de PIS e COFINS. Esses créditos, que são utilizados pelas concessionárias para abater os custos da energia elétrica, estão acabando ou diminuindo em ritmo acelerado. No caso da Copel, por exemplo, mais de R$ 1 bilhão em créditos foram utilizados para abater a tarifa em 2023. Com a redução desses créditos, a tarifa da Copel deve aumentar em 2024.

Energia Solar: Solução para economia 

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável que pode ajudar a reduzir os custos de energia em até 95%. A luz do sol é convertida em eletricidade por meio de painéis solares, que podem ser instalados em residências, empresas, indústrias e fazendas. 

A energia solar oferece uma série de benefícios para os consumidores além da economia, como: sustentabilidade, segurança energética, longevidade, baixa manutenção, valorização da propriedade, autonomia e retorno do investimento rápido. 

A instalação de um sistema solar é relativamente simples e pode ser feita por uma empresa especializada. A Latitude Solar é uma empresa experiente no mercado que já realizou a instalação de vários projetos em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e simule um orçamento gratuito. Siga-nos nas redes sociais @latitude.solar e acompanhe todas as novidades.